Sem respostas:
2-50 (ADMO EPE 2006)
O gestor organizacional deve conhecer as necessidades humanas para atuar de forma eficiente na sua organização. Maslow, estudioso dessa matéria, desenvolveu a teoria da motivação. Para ele, as necessidades humanas estão organizadas hierarquicamente. À medida que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades mais elevadas, que estão no topo da hierarquia de Maslow, são:
(A) de auto-realização.
(B) de segurança e de estima.
(C) sociais e de segurança.
(D) fisiológicas e de segurança.
(E) fisiológicas e sociais.
4-30 ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA 2007- CESGRANRIO)
Nenhuma discussão sobre administração estará completa sem a inclusão do Desenvolvimento Organizacional (DO) que, para Robbins (2002), “é um termo utilizado para englobar uma série de intervenções que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.” Neste contexto, o paradigma do DO busca nas empresas:
(A) incrementar os processos participativos e colaborativos.
(B) avaliar a performance por resultados.
(C) estimular princípios de coerção e poder.
(D) minimizar a importância dos agentes de mudança.
(E) ratificar a autocracia como forma de gestão.
18-27 (DNPM GESTÃO E CAPACITAÇÃO PESSOAS 2006)
Um dos temas mais investigado pela Psicologia Social é a mudança. A esse respeito, Kurt Lewin ensinou que as mudanças bem-sucedidas devem respeitar três etapas:
(A) análise, implementação e controle.
(B) descongelamento, movimento e recongelamento.
(C) desconstrução, construção e reconstrução.
(D) diagnóstico, implementação e prognóstico.
(E) avaliação, proposição e acompanhamento.
24-33 (DNPM GESTÃO E CAPACITAÇÃO PESSOAS 2006)
Há três teorias que explicam o processo pelo qual são adquiridos padrões de comportamento: condicionamento clássico, condicionamento operante e aprendizado social.
A respeito do condicionamento operante pode-se afirmar que:
I - essencialmente, para aprender uma resposta condicionada, é necessário criar uma associação entre o estímulo condicionado e um estímulo não condicionado;
II - as pessoas aprendem um comportamento para obter algo que desejam ou para evitar algo que não querem;
III - as pessoas aprendem tanto pela observação quanto pela experiência direta.
É (São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s):
(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) II e III, apenas.
Com respostas:
2-50 (ADMO EPE 2006)
O gestor organizacional deve conhecer as necessidades humanas para atuar de forma eficiente na sua organização. Maslow, estudioso dessa matéria, desenvolveu a teoria da motivação. Para ele, as necessidades humanas estão organizadas hierarquicamente. À medida que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades mais elevadas, que estão no topo da hierarquia de Maslow, são:
X(A) de auto-realização.
(B) de segurança e de estima.
(C) sociais e de segurança.
(D) fisiológicas e de segurança.
(E) fisiológicas e sociais.
4-30 ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA 2007- CESGRANRIO)
Nenhuma discussão sobre administração estará completa sem a inclusão do Desenvolvimento Organizacional (DO) que, para Robbins (2002), “é um termo utilizado para englobar uma série de intervenções que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.” Neste contexto, o paradigma do DO busca nas empresas:
X(A) incrementar os processos participativos e colaborativos.
(B) avaliar a performance por resultados.
(C) estimular princípios de coerção e poder.
(D) minimizar a importância dos agentes de mudança.
(E) ratificar a autocracia como forma de gestão.
18-27 (DNPM GESTÃO E CAPACITAÇÃO PESSOAS 2006)
Um dos temas mais investigado pela Psicologia Social é a mudança. A esse respeito, Kurt Lewin ensinou que as mudanças bem-sucedidas devem respeitar três etapas:
(A) análise, implementação e controle.
X(B) descongelamento, movimento e recongelamento.
(C) desconstrução, construção e reconstrução.
(D) diagnóstico, implementação e prognóstico.
(E) avaliação, proposição e acompanhamento.
24-33 (DNPM GESTÃO E CAPACITAÇÃO PESSOAS 2006)
Há três teorias que explicam o processo pelo qual são adquiridos padrões de comportamento: condicionamento clássico, condicionamento operante e aprendizado social.
A respeito do condicionamento operante pode-se afirmar que:
I - essencialmente, para aprender uma resposta condicionada, é necessário criar uma associação entre o estímulo condicionado e um estímulo não condicionado;
II - as pessoas aprendem um comportamento para obter algo que desejam ou para evitar algo que não querem;
III - as pessoas aprendem tanto pela observação quanto pela experiência direta.
É (São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s):
(A) I, apenas. X(B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) II e III, apenas.
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