quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Gestão de mudanças ( Change Management)

Artigo de Markus Hofrichter

Sob o conceito de gestão de mudanças (em inglês change management) resumem-se todas as tarefas, medidas e atividades que devam provocar uma mudança abrangente, extensiva a toda a área e de longo alcance em termos de conteúdo – quanto à implementação de novas estratégias, estruturas, sistemas, processos ou modos de comportamento – numa organização. O procedimento de alterações cuida da perseguição de alterações em produtos.

Mudança temporal da gestão de mudanças

A origem da gestão de mudanças remonta ao desenvolvimento organizacional nos EUA dos anos 30 do século XX. Os cientistas Roethlisberger e Mayo realizaram experiências nas estações da Western Electric, no contexto de pesquisas para o aumento da produção. Eles descobriram que a capacidade de produção observada dos funcionários foi mais fortemente influenciada pela atenção aos funcionários que por meio de alterações das condições de trabalho. Kurt Lewin realizou experiências mais amplas nos anos quarenta. A teoria pioneira de Lewin (1947, 1958) ocupa-se, no contexto da teoria organizacional, com as fases de mudanças.
Fases do processo de mudanças

Fase de descongelamento (unfreezing)

O ponto de partida da primeira fase é o juízo de que as expectativas não mais correspondem à realidade. A necessidade de uma mudança entra lentamente na consciência como uma possibilidade e o comportamento antigo é posto em questão. Se for adicionada agora a flexibilidade segura e necessária para tanto, pode surgir a disposição para mudanças. A meta geral desta fase consiste em aumentar e apoiar as forças que almejam por mudanças, induzindo assim uma consciência para a mudança. O unfreezing representa aqui uma metáfora para o descongelamento do equilíbrio existente (=congelado).

Fase do movimento (moving)

Na segunda fase, a fase do movimento, são geradas soluções, testados novos modos de comportamento e o problema é solucionado em projetos em partes. O status quo é abandonado e é executado um movimento que implica mudanças para um novo equilíbrio.


Fase de congelamento (refreezing)

A meta da terceira fase, do recongelamento, é a implementação das soluções encontradas para os problemas e com isso a conclusão pelo menos provisória do processo de mudanças. De acordo com o esquema de episódios de Lewin, as mudanças realizadas precisam de estabilização e devem ser novamente congeladas no sistema total para uma integração duradoura. O novo estado de equilíbrio deve ser protegido assim contra o poder do hábito e estabilizado. Conclusão: faça ‚velho’ do ‚novo’ no sentido positivo do que é conhecido, confiável e que funciona.

Fonte:

http://www.markushofrichter.com.br/conteudo_detalhes.asp?cod_conteudo=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário