quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Gestão de Conhecimento

Gestão de Conhecimento
Espiral do Conhecimento
A gestão do conhecimento vai além do simples processamento de informações objetivas. Ao contrário, as atividades de gestão do conhecimento consistem em acessar idéias, intuições, descobertas ou visões e torná-las organizadas, validadas de modo que possam ser incorporadas por novas gerações de estudantes, grupos de trabalho ou uma comunidade social.

A figura a seguir apresenta, de forma esquemática, as etapas do processo que vai desde a criação (ou geração) de um conhecimento novo até a sua incorporação e utilização de forma ampla por um indivíduo, grupo ou comunidade (aprendizado).

A etapa da Criação, é aquela onde surge uma nova idéia, uma nova proposta de utilização combinada ou diferente do que já existe, ou, simplesmente, se é apresentado a um dado, informação ou conhecimento já existentes, porém até o momento desconhecido para aquele indivíduo ou grupo.

A nova idéia nasce bruta, às vezes difusa, outras vezes incompleta. Assim, na próxima etapa, Esquematizar, ela é trabalhada e completada, articulada em um contexto teórico, traduzida em uma linguagem que permita a sua comunicação e entendimento por outros.

Novas idéias nem sempre geram os resultados esperados. Por isso é fundamental Validar o novo conhecimento que está sendo gerado. Protótipos, pilotos, experimentos, verificação dos limites do domínio de validade da idéia.

Finalmente, depois de validado, o novo conhecimento só terá algum valor se for colocado em prática. Se for disseminado e incorporado pelo grupo de trabalho, por uma comunidade ou pela sociedade. É preciso Aprender o novo conceito, conhecimento ou idéia.

Com o aprendizado e uso freqüente, estabelece-se um novo padrão de referência, que irá apresentar novos problemas e novas oportunidades de evolução, gerando novos dados e informações, novas idéias e novas visões, retomando-se o ciclo de geração de conhecimento em um nível superior.

A FMCSV atua em todas as etapas da Espiral do Conhecimento, direta e indiretamente. Ou seja, a FMCSV não tem a pretensão de ser a única detentora de conhecimento em uma área específica. Ao contrário, ela irá buscar promover, divulgar, incentivar que novos conhecimentos sejam incorporados pela sociedade, de modo que problemas presentes e futuros tenham soluções. Assim, além da atuar diretamente em todas as etapas da espiral do conhecimento, a FMCSV buscará integrar e divulgar também a atuação de outras organizações relacionadas com a sua área de interesse.

Fonte: http://www.fmcsv.org.br/espiral_conhecimento.aspx
"Fundação Maria Cecília Souto Vidigal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário